Consultoria Famíliar

A Consultoria Familiar visa identificar e intervir nas necessidades da família, nos mais diversos aspectos que possam gerar conflitos, além de ajudar a organizar as finanças, mostra caminhos e orienta a família em relação a seus hábitos improdutivos, formação dos filhos e planejamento de carreira, alimentação adequada visando equilíbrio na saúde física, entender as fases da vida humana e obter conhecimentos para saber mais sobre os motivos que nos leva a agir desta ou daquela forma. Também está na alçada do profissional de consultoria realizar projetos para obtenção de renda extra, com o objetivo de formação de reserva financeira para complementar a aposentadoria e gerar melhor qualidade de vida para família.

O chamado “choque de gerações” pode desencadear uma série de conflitos, que muitas vezes são responsáveis por distanciar pais e filhos, fisicamente e emocionalmente. Tem famílias que passam a vida toda sem reconhecer o conflito, sem ninguém dar uma trégua, e, sem a real tentativa de sentar e conversar. Os filhos crescem e ficam independentes, as personalidades do casal vão se deteriorando e as dos filhos já estão formadas. É comum os pais entrarem em conflito por não encontrarem um denominador comum, os filhos com pouca experiência não sabem conversar e travam guerras para defender seus pontos de vista. 

Se faz necessário olhar a instituição familiar numa visão sistêmica, compreendendo que é uma célula viva, onde cada participante ou coparticipante atua ativamente equilibrando ou desequilibrando todo um sistema. É de suma importância entender  que existem as leis do amor regendo toda esta instituição laboriosa, o respeito se faz necessário quanto ao pertencimento, a ordem e a hierarquia; estas são leis naturais e universais permeando toda e qualquer relação humana.

Um dos pontos mais importantes a ser observado é que conflitos que perduram por muito tempo põem a perder o patrimônio e a qualidade de vida de toda uma geração. As vezes um mediador ou um conselheiro pode sugerir soluções simples e eficazes para solução de determinados conflitos. Pode-se abreviar sofrimentos desnecessários. Basta querer. Porém há de se lembrar que todo remédio para ser eficiente precisa ser um tanto amargo. 

O consultor não decide nada pela pessoa ou pela família. É a pessoa que tem por responsabilidade agir por si mesma e tomar as decisões que achar adequada, o consultor só dará as informações e orientações, se o consultado decidir segui-las com disciplina e concordar com a orientação sugerida terá êxito. Para isso há que se ter confiança mútua e seguir a orientação de acordo com seus objetivos. 

Um dos aspectos mais positivos da Consultoria Familiar é buscar a união familiar para atingir objetivos comuns: Equilíbrio financeiro, Investimentos, harmonia familiar, acreditar no futuro, qualidade de vida e muitos outros. Com isso evita-se o aparecimento de diversas moléstias (Insônia, desânimo, estresse, depressão, dores de cabeça, enxaqueca)  que atrapalham em muito a vida pessoal e dos familiares. 

Assim como o trabalho em equipe em uma empresa ajuda a obter a produtividade e o lucro, a união familiar em torno de um objetivo comum ajudará a alcançar o progresso econômico. Além disso, o principal objetivo de uma família é promover a evolução da família nuclear e dos demais envolvidos (família, vizinhos, parentes, amigos, colegas e até clientes). Exige trabalho, tempo, dedicação e paciência. Mas é algo alcançável!

O diagnóstico e intervenção poderá seguir o cronograma listado abaixo, podendo ser adaptado conforme a necessidade de cada família:

Ajuste da gestão financeira doméstica e familiar;

Controle do orçamento familiar e dos objetivos de vida;

Aplicação das técnicas de gestão no ambiente residencial;

Implementação de modelos de planejamento para a vida pessoal e profissional;

Implementação de sistemas de organização das rotinas, das informações e dos ambientes;

Orientações para promover a união familiar e minimizar conflitos;

Estudo dos comportamentos dos membros da família em relação ao choque de gerações;

Atitudes assertivas para superar as dificuldades sem perder o foco.

O programa de consultoria familiar é aplicado em um período mínimo de três meses com encontros semanais, podendo chegar até uma ano, dependendo da problemática.

Investimento: O valor deste investimento é individualizado e será apresentado após as informações prestadas na primeira consulta. Portanto, marque já uma horário e mude para melhor seu relacionamento familiar.