Consultoria Pedagógica

Consultoria Pedagógica é um serviço que visa atender as instituições escolares que queiram melhorar o ambiente interno e/ou buscar no ambiente externo uma visão pedagógica sistêmica trabalhando professores, pais e alunos numa visão do ser integral, incluindo nesta pedagogia um olhar de amor, onde esta construção seja prazerosa observando que cada ser único e individual traz bagagens já oriundas da educação primeira, esta é ancorada na família que cuida e educa, sendo que algumas crianças vêm da família de origem, outras vem da família atual.

A escola já foi o único espaço onde as crianças adquiriam conhecimentos e informações. Hoje não mais é exclusividade das escolas, pois as crianças têm acesso às informações a todo momento oriundas de um mundo tecnológico muito bem estruturado adentrando aos ambientes domésticos como nas instituições escolares, sendo muitas vezes bases de pesquisa para grandes projetos e desenvolvimento de inteligências.

O acompanhamento pelos pais que são os educadores primeiros e professores educadores no ensino aprendizagem é de suma importância na educação de nossos filhos. Temos que observar as competências cognitivas do ambiente externo e interno e trabalhar a alfabetização, bem como a construção das competências humanas observando a forma como as crianças se relacionam, a forma como se expressam, a capacidade de articular um grupo e a forma de expressar ideias.

Muitas vezes a criança em sala de aula está desatenta, agitada e não se interessa pelas tarefas. Quando você vai olhar com mais cuidado para esta situação, você vai perceber que ali o coração daquela criança está ligado a alguma situação do seu esquema familiar e isso faz com que ela não se coloque totalmente disponível para aprender. Já quando esta criança consegue perceber que dentro da mesma família o AMOR é a base e que ela pertence aquele grupo, este pertencer faz com  que ela começa a perceber SIM que o mundo tem muito mais a oferecer.

É no período de alfabetização que se constrói o significado para todas as outras aprendizagens. Alfabetização não é somente aprender a ler e escrever. A leitura e a escrita é a base, mas se sua experiência inicial é de sofrimento, medo, desprazer e descontentamento requer um esforço maior do que o habitual pra transpor essa barreira. Com certeza você vai encontrar resistências, a criança pode criar resistência com a leitura ou com a escrita, não é a toa que tem muitas crianças que não gostam de ler e escrever, que sofrem muito para ir para a escola, que não gostam de estudar, isso está se massificando e tem relação com a raiz de toda a aprendizagem, se essa raiz é bem nutrida e fortalecida,floresce uma relação prazerosa com o conhecimento.

Crianças eruditas, curiosas, que gostam de estudar tiveram este primeiro registro muito significativo com as aprendizagens primeiras. Na nossa vida tudo o que se aprende primeiro serve de referência ou de base para construção de outras aprendizagens em cima dos primeiros registros. É na infância que temos grandes registros de moldes da nossa personalidade para a vida toda, é um período muito importante para nossos pequenos.

Não podemos olhar a criança como um cérebro pensante, onde estimularão ao extremo todas as habilidades cognitivas, "corre-se o risco" desta criança se desenvolver muito bem nas questões cognitivas e não se desenvolver bem emocionalmente, poucos frutos vamos colher desta inteligência. Nós temos múltiplas inteligências: Matemática, linguística, emocional, intrapessoal, relacional que se desenvolvem a partir do estímulo. Pensávamos que a criança nasceu com aquela habilidade e pronto, era aquilo que ela tinha que fazer, hoje se sabe que qualquer inteligência pode ser estimulada e vai se desenvolver dependendo da estimulação oferecida.

“Será que estamos olhando a potencialidades de nossas crianças ou estamos olhando somente as suas limitações?”

Dentro da pedagogia grandes colaboradores contribuíram e dedicaram a vida para observar o desenvolvimento das crianças e trouxeram grandes e valiosas contribuições.

Jean Piaget observou toda parte cognitiva da criança, raciocínio, forma de pensar, observou que existem estágios de desenvolvimento, então quando esta criança é pequenina ela precisa de situações mais concretas, precisa do apoio do concreto até chegar à fase da abstração.

Maria Montessori na sua observação mostra que a criança precisa interagir com o objeto do conhecimento, ela precisa agir e se envolver com as suas aprendizagens, a criança não é apenas um depósito de informações, ela trouxe uma pedagogia favorecendo a autonomia da criança na construção do seu conhecimento.

Vygotsky observou que a criança é influenciada pela cultura e pelas relações que ela estabelece, não podemos considerar esta criança fora do contexto que ela vive, temos que considerar as relações que ela estabelece e a influência daquele meio sobre ela.

Henri Wallon observou que precisamos olhar para as emoções e o afeto porque também afetam diretamente a aprendizagens destas crianças.

Neste contexto estamos falando de uma educação pedagógica sistêmica, olhando a criança como um ser integral que tem fases muito importantes, que se não bem trabalhadas provocam grandes sofrimentos e desestimula o processo de ensino aprendizagem.

Um dos aspectos positivos da Consultoria Pedagógica é buscar uma alfabetização levando em consideração a criança na sua totalidade, respeitando o meio familiar que a mesma está inserida, respeitando sua fase (idade), sua família de origem ou sua família atual. Esta pedagogia sistêmica visa um despertar prazeroso pela alfabetização inicial chamada de concreto ou lúdico através das brincadeiras, onde as palavras fazem parte da vida da criança, porém com significados positivos e prazerosos geralmente ligados a emoção e afetividade, pois é o início de um mundo de letras, fonemas, frases e grandes textos que precisam ser escritos e a leitura precisa ter clareza e leveza.