Jornada da Família

JORNADA DA FAMÍLIA: Uma célula familiar começa com a união matrimonial de duas pessoas que desejam compartilhar suas experiências e iniciar uma jornada em família. No casamento um filho é sempre muito esperado e quando chega, toda estrutura do lar está preparada para receber e aconchegar o novo ser que também vai iniciar a sua própria jornada. Nesse contexto, vamos explorar as quatro fases da vida humana de todos os integrantes da família. Se tomarmos por base as fases da vida, o filho que acaba de chegar está entrando na sua primeira fase. Já os pais estão passando pela segunda ou terceira fase da vida. Estamos falando da vida pessoal de cada participante dessa família de três pessoas que formaram uma família nuclear. As rotinas comportamentais que são incorporadas na construção da nova família após o casamento é determinante no futuro da família, já que todos buscam sempre a felicidade e a plenitude. Nosso estado de consciência diário permite que vivamos aqui na terra de forma alternada entre três sentimentos: Felicidade, Infelicidade e Sofrimento. Para entender isso vamos traçar um paralelo entre jornadas: Jornada do Herói e a Jornada da família.

Como a jornada é cíclica, você pode passar pelos mesmos pontos várias vezes em sua vida, apesar de que, se você passar pelos mesmos pontos novamente, esse não será exatamente igual a anterior. Assim, quanto mais você conhecer as fases da vida, mais fácil concluirá cada uma delas e mais rapidamente começará um novo ciclo.

Veja quais são essas etapas da Jornada do Herói: Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monomito

1) Mundo comum – É o ambiente que o personagem ou herói conhece bem, a zona de conforto. É a vida cotidiana e suas atividades: a casa, o trabalho, a escola, a academia.

2) O chamado da aventura – É o ponto quando o herói se dá conta de que as coisas à sua volta vão mudar. É o mesmo que um profissional que se vê obrigado a sair da mesmice.

3) Recusa do chamado – O personagem recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura. Geralmente, porque tem medo. Logo, porém, vem uma motivação desconhecida.

4) Palavra do mentor – É quando o herói encontra o mentor, que o convence a aceitar o chamado e passa a ser o responsável pelo desenvolvimento de suas habilidades.

5) Travessia do limiar – Ponto no qual a pessoa deixa os limites conhecidos de seu mundo e se aventura em um ambiente novo, desconhecido e perigoso.

6) Aliados e inimigos – Quando entra no novo mundo, o herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos. Assim, ele aprende as regras desse ambiente.

7) Fronteira de perigo – O herói tem êxito nas provações e segue a jornada. Ele chega, então, a outra fronteira: um lugar mais perigoso, onde está o objeto de sua busca.

8) Provação difícil – A maior situação de crise da aventura. É o momento de maior tensão, que pode pôr tudo a perder ou definir o êxito da jornada do herói.

9) Recompensa ou elixir – O herói enfrentou seu maior desafio, se sobrepôs ao seu medo e obtém uma recompensa (que pode ser metafórica): o elixir. É hora de regressar.

10) O caminho de volta – O caminho de volta é onde começa o terceiro ato da trajetória. O herói ainda está no mundo novo e corre perigo. Os inimigos estão de olho.

11) Ressurreição do herói – Outro teste no qual o herói enfrenta a morte e deve usar tudo que foi aprendido. Essa etapa é uma espécie de exame final, a última provação.

12) Regresso com o elixir – A volta para o ambiente original. Metáfora para o líder que aprendeu algo novo e agora tem a chance de dividir o conhecimento que detém.

Pois bem, agora que conhecemos o que é a Jornada do Herói, vamos imaginar que nossa vida em família é uma jornada: Partida ou Separação, Iniciação e Retorno. Temos que sair do nosso mundo comum, passamos pelo chamado da aventura, surge a recusa do chamado, buscamos um mentor, ganhamos coragem e atravessamos o limiar, encontramos aliados e inimigos, seguimos nossa jornada, temos que passar por provações difíceis, recebemos a recompensa, pegamos o caminho de volta, ressurgimos e regressamos com o elixir. Pronto, viu como a jornada da família é uma benção de Deus! Sempre tem seu propósito.

Traçado esse paralelo entre as duas jornadas, precisamos entender pelo menos um pouquinho do porque que muitos dos humanos heróis retornam com o elixir após avançar algumas fases da jornada da vida e não sabem o que fazer. Ficam totalmente perdidos e o que é o pior, perturbando outros indivíduos. Passam pela vida como se nem tomassem conhecimento da grandiosidade desse evento que é nascer, viver e morrer, e só pensam em ganhar dinheiro.

Foi pensando na possibilidade de permitir que pessoas de todas as idades tenham acesso a algumas informações pertinentes ao assunto e assim possam começar a entender  mais os mistérios da vida e se permitir viver de forma consciente. Precisamos melhorar as bases familiares e permitir que percebamos os mecanismos da nossa vida consciência.

O programa JORNADA DA FAMÍLIA criado pela Rotinas Saudáveis, explora as quatro fases da vida humana, a modalidade de atendimento é presencial. O conteúdo programáticos não segue ordem de prioridade de assunto devido a individualidade de cada pessoa, uma vez que as dores biológicas ou as dores da alma da pessoa que participa do programa é muito diferente das dores das outras pessoas da família. Por isso, nossa empresa só atende a pessoa que realmente quer mudar seu comportamento e está convicta que  vai mudar. Não atendemos em hipótese alguma pessoas que queiram mudar o comportamento das outras pessoas ou dos outros membros da família. 

Reservamos abaixo um canal para que você possa entrar em contato conosco com toda confidencialidade.

Jornada da família terá novidades a partir do segundo semestre de 2023.